Remédios caseiros para diarreia – 5 soluções naturais!

A diarreia é um problema comum, sendo sintoma de várias outras doenças, como infecções virais e bacterianas, intolerância à lactose, câncer de intestino, etc. Podendo durar vários dias, a diarreia pode causar muitos transtornos ao paciente.

Alguns de seus sintomas são fezes líquidas, cólicas e dores abdominais, febre e náusea. Porém, como pode ser sintoma de outras doenças, ela vem acompanhada de outros sintomas.

O ideal, caso note algum desses sintomas, é procurar ajuda médica, que indicará se trata de outros problemas sérios de saúde ou não – por mais que, geralmente, quando a doença não é oriunda de problemas mais graves, o corpo consiga resolver o quadro sozinho.

Para ajudar no tratamento da diarreia, você pode fazer uso de alguns remédios e algumas soluções naturais. Confira, abaixo, alguns deles!

Remédio caseiro para diarreia

Beber bastante líquido

Isso porque a diarreia pode causar desidratação quando não tratada corretamente. Ingerir bastante líquidos auxilia a evitar que o quadro se agrave e que outros sintomas surjam. O ideal é beber bastante água, de 2 a 3 litros por dia, mas você também pode optar por chás e sucos naturais.

benefícios da água para pele

Água de coco

Pois é, a água de coco é recomendada para o tratamento da diarreia! Isso porque ela ajuda a repor os líquidos no corpo e é rica em sódio e potássio. Tome cuidado, porém, se você tiver alguma doença que o impeça de ingerir sódio, como doença renal, cardíaca, glaucoma, etc.

água de coco faz bem

Soro caseiro

Outra bebida que auxilia na reposição dos líquidos no corpo é o soro caseiro. A bebida, assim como qualquer outra, não é recomendada para crianças de peito. Para elas, apenas o leite materno já basta.

Para os demais casos, é importante seguir a receita, pois, se preparada incorretamente, pode agravar os sintomas ou desencadear outros. O soro tem validade de, no máximo, 24 horas. Portanto, se precisar beber por mais de um dia, refaça a receita!

  • 1 litro de água mineral, filtrada ou fervida (é importantíssimo que seja uma dessas);
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 1 colher de café de sal.

Modo de preparo: misture os ingredientes e beba em pequenos goles, várias vezes ao dia. Não exagere na dose nem reaproveite a bebida em outros dias: caso sinta necessidade de bebê-la por mais de um dia, repita o processo de fabricação.

soro caseiro como fazer

Chá de folhas de goiabera

É um chá poderoso para o combate à diarreia, pois a folha de goiabeira e a camomila têm propriedades antiespasmódicas, auxiliando a reduzir as contrações do intestino, sintoma comum da diarreia.  A folha de goiabeira também tem propriedades antifúngicas e antibacterianas, contribuindo com o tratamento de doenças que podem desencadear a diarreia como sintoma, também!

  • 5 a 10 folhas de goiabeira;
  • 1 litro de água;
  • 1 colher de camomila seca.

Modo de preparo: esquente a água numa panela. Quando começar a ferver, adicione as folhas de goiabeira e 1 colher de camomila seca. Após, deixe ferver por cerca de quinze minutos e desligue o fogo. Depois, tape a panela e aguarde a temperatura diminuir. Por fim, coe, para retirar os pedaços, e beba a mistura.

folha de goiabeira

Consuma cenouras

Cenouras são ricas em pectina, um tipo de fibra que, quando ingerido, auxilia no tratamento do trânsito intestinal, além de fortalecer a imunidade do organismo, auxiliando na sua recuperação.

Você pode ingeri-la cozida, acrescentando-a à sua refeição, ou ainda em forma de suco. Confira uma receita de suco de cenoura, abaixo:

Suco de cenoura e maçã

  • 1 cenoura;
  • 1 maçã;
  • 250ml de água (normal ou de coco)

Modo de preparo: pique a maçã e a cenoura em pequenos pedaços e coloque-os no liquidificador. Bata até obter uma mistura homogênea.

Como prevenir a diarreia?

  • Tenha bons hábitos de higiene: algumas das causas da diarreia são infeções causadas por vírus, bactérias ou outros parasitas. Portanto, lave sempre bem a mão, de preferência com álcool em gel, especialmente depois de usar o banheiro e antes de cada refeição;
  • Lave bem os alimentos antes de ingeri-los, especialmente aqueles comidos crus, como frutas e alguns vegetais.

O post Remédios caseiros para diarreia – 5 soluções naturais! apareceu primeiro em Quero Viver Bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *