Hipoglicemia – O que é? Sintomas, Causas, Consequências e Tratamento

A hipoglicemia é uma doença caracterizada pela redução da concentração de glicose no sangue. Curiosamente, trata-se de uma condição comum entre diabéticos, embora também seja incidente na população de não diabéticos.

A queda de glicose no sangue ocorre por vários motivos, como a realização de tratamentos para diabetes, no pós-cirúrgico bariátrico, em casos de jejum prolongado e pessoas que não comem carboidratos.

Hipoglicemia

Principais sintomas da hipoglicemia

Os sintomas da hipoglicemia podem ser divididos em quatro grandes blocos, o que facilita a identificação da doença, seja pelo médico ou pelo próprio paciente:

  1. Sintomas neurológicos
  • Mal-estar físico;
  • Confusão mental;
  • Redução drástica do nível de consciência;
  • Desmaio;
  • Perturbações visuais e de comportamento;
  • Convulsões.
  1. Sintomas cardiovasculares
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Alteração da pressão arterial.
  1. Sintomas gastrointestinais
  • Sensação de fome;
  • Náusea;
  • Vômito.
  1. Sintomas autonômicos
  • Palidez;
  • Sudorese;
  • Tremores;
  • Tonturas;
  • Nervosismo;
  • Sonolência.

Hipoglicemia2

Causas da hipoglicemia

A causa da hipoglicemia varia de acordo com o perfil do paciente. De modo geral, o agente causador da doença pode estar associado aos seguintes fatores:

Tratamentos para diabetes

A diabetes caracteriza-se pela alta nos níveis de glicose no sangue. O tratamento, portanto, é baixar esses níveis. Ocorre que, em alguns casos, a redução pode ser drástica, levando a uma hipoglicemia.

Complicação após cirurgia bariátrica

A cirurgia de redução de estômago pode ter uma complicação chamada Síndrome de Dumping, que tem alta chance de levar à hipoglicemia, especialmente depois das refeições.

Jejum prolongado e baixo consumo de carboidratos

Pular refeições, como almoço e janta, ou reduzir muito o consumo de carboidratos pode provocar uma queda exacerbada de glicose no organismo, estimulando o desenvolvimento da hipoglicemia.

Baixa regulação de insulina e glicose no organismo

De três a cinco horas após as refeições, pode haver um desequilíbrio entre os níveis de insulina e glicose no sangue, provocando a hipoglicemia, que, neste caso, é chamada de pós-prandial ou reativa.

Consumo de álcool em jejum

A hipoglicemia também é causada pelo consumo de álcool em jejum, porque essa substância impede que o corpo emita respostas, indicando à pessoa que ela está com glicose reduzida.

Prática de exercícios

A prática de exercícios por longos períodos ou com alta intensidade e em jejum pode reduzir drasticamente a quantidade de glicose no sangue e levar a uma crise de hipoglicemia.

Consequências da hipoglicemia

A hipoglicemia pode causar a crises de confusão, desmaio e convulsão, que acontecem em qualquer lugar, surpreendendo a pessoa. Em casos mais graves, o paciente pode chegar ao óbito.

Hipoglicemia é hereditária?

Em adultos, a hipoglicemia não é de hereditária, mas, entre as crianças, há um caso específico em que a doença é detectada por conta da intolerância hereditária à frutose, que é um açúcar encontrado nas frutas.

Principais tipos de tratamento de hipoglicemia

O tratamento para hipoglicemia dependerá do perfil do paciente. Se for diabético, recomenda-se um ajuste de medicamentos, insulina e quantidade de carboidratos ingerida no dia a dia.

Ademais, o paciente é orientado a identificar rapidamente os sintomas e medir sua glicemia com aparelho de uso doméstico, podendo corrigir os níveis por meio da alimentação / consumo de carboidratos.

Nos demais casos, ataca-se a causa da hipoglicemia, evitando jejuns e o consumo de álcool e regulando a ingestão de carboidratos para um nível adequado e saudável.

diabetes e a má alimentacao

Como agir em crises de hipoglicemia

Uma vez que a crise esteja instalada, ou seja, quando a maioria dos sintomas forem perceptíveis ao paciente, o recomendado é agir rapidamente e consumir algo que aumente seu índice glicêmico.

Entre possíveis alimentos e bebidas que podem ser ingeridas estão suco de laranja, água com açúcar, refrigerante, chocolates e balas, o que ajudará a repor a glicose rapidamente e aliviará os sintomas.

Curiosamente, a eliminação da crise será mais rápida se esses itens doces forem consumidos junto a um carboidrato, como biscoitos, pães e demais massas doces.

Caso a crise de hipoglicemia esteja avançada, quando o nível de consciência está comprometido, o correto é encaminhar o paciente ao hospital, para receber atendimento e medicação adequados.

Prevenção da hipoglicemia

A melhor forma de prevenir a hipoglicemia é gerenciar a diabetes e realizar um contínuo controle do índice glicêmico, se for diabético. Para outros casos, indica-se fazer todas as refeições a cada três horas, além de evitar o consumo de álcool ou prática de exercícios em jejum.

Gostou? Então, confira, também, o conteúdo completo sobre Diabetes e má alimentação – Riscos, Dicas do que comer e do que evitar!

O post Hipoglicemia – O que é? Sintomas, Causas, Consequências e Tratamento apareceu primeiro em Quero Viver Bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *