Frutas cristalizadas – As 4 melhores e os seus benefícios!

                    Até bem pouco tempo atrás, as frutas cristalizadas eram lembradas apenas no final do ano, com a aproximação do natal. Mas, esse cenário tem mudado.

Muito embora seja um alimento calórico, as frutas cristalizadas conservam os nutrientes contidos na fruta in natura, sendo ricas em minerais e fibras, podendo serem consumidas de várias formas.

O processo de cristalização se dá com o cozimento das frutas em calda de açúcar e posterior secagem. O resultado é que ficam bem macias por dentro e crocantes e açucaradas por fora.

Uma das características mais procuradas em uma fruta cristalizada seja ela qual for é que o tempo de validade dela é bem extenso, poiso açúcar age como um conservante natural.

Figo

Fonte de vitaminas A, K e do complexo B, além de magnésio, ferro, cálcio e potássio, o figo é muito rico em fibras. Isso tudo faz com que ele tenha um forte impacto na saúde e no bom funcionamento do organismo.

Ele tem um alto valor energético, sendo apropriado para atletas, pois também age no combate a dores musculares de pós-treino, evita a fadiga mental e o desânimo e, além de ser diurético, regula a pressão arterial.

Assim como qualquer outra fruta cristalizada, glaciada ou em calda, o figo não é recomendável para pessoas que estejam passando por processos de perda de peso, ou tratamentos para diabetes.

Ele pode ser consumido sozinho, como sobremesa ou lanche, com creme de leite, em saladas de fruta, risotos, saladas, acompanhamento de carnes suínas diversas ou decoração para tortas e bolos.

Laranja

Laranja

A laranja cristalizada é comercializada de duas formas: em casca com a polpa ou apenas a casca mais fina em pedaços pequenos.

As duas formas têm o mesmo valor nutricional e os mesmos benefícios, o que muda é o uso, enquanto que a forma maior é usada como ingrediente, a menor é usada como ingrediente e também como decoração.

A laranja trás benefícios importantes para a saúde, visto que agrega uma quantidade grande de vitaminas, como A, B6, B12, C e D, além de cálcio, ferro, magnésio, potássio e muita fibra alimentar.

Ela prolonga a sensação de saciedade, evita a prisão de ventre, previne a arteriosclerose, combate os radicais livres, reduz o colesterol, além do que é uma ótima fonte de energia.

Usada em vários tipos de sobremesas, a laranja pode ser empregada como ingrediente ou por si só, com creme de leite e coberta com chocolate, na confecção de tortas, doces, bolos, pães, docinhos para festas, saladas de frutas, ou na decoração de tortas, bolos, ou camafeus.

Abacaxi

abacaxi

O abacaxi é facilmente encontrado em sua forma cristalizada. Ele é tão nutritivo quanto a fruta in natura, rico em fibras, minerais e vitaminas. Ele tem diversos benéficos para a saúde, como alívio de dores musculares traumáticas ou pós-treinamento, ganho de massa muscular, auxílio na digestão, ação anti-inflamatória e melhora da circulação sanguínea.

O abacaxi cristalizado, diferentemente do in natura, é ineficiente para dietas de emagrecimento, pois, em sua composição, há como principal ingrediente o açúcar.

Ele pode ser usado em diversas receitas, como bolos, tortas, cremes, docinhos de festas, etc. Ele pode ser usado como um ingrediente coadjuvante ou como o principal ingrediente da receita. Também, é muito comum usar o abacaxi cristalizado como decoração de bolos e tortas.

O abacaxi, assim como as outras frutas cristalizadas, é excelente para o lanchinho da tarde, podendo ser consumido puro ou com outras frutas.

Abóbora

abóbora cabotiá benefícios

Somente pode ser cristalizada a abóbora madura, isso porque o processo de cristalização exige uma certa estrutura da fruta para que essa não desmanche, visto que ela é cozida em açúcar. Já a abobrinha verde se desmancha com facilidade, não suportando esse tipo de processo.

Ela é muito rica em fibras, zinco, fósforo, cálcio, ferro e magnésio, além de riboflavina e vitaminas A, C, E e do complexo B. Além disso, a abóbora concentra a maior quantidade de betacaroteno entre todos os alimentos conhecidos.

O alimento melhora a saúde dos olhos, desacelerando o processo de algumas doenças degenerativas da visão, previne doenças coronárias, ajuda no tratamento de pacientes com hiperplasia e câncer de próstata, age nos hormônios masculinos para o aumento da saúde sexual masculina, melhora a qualidade do sono e beneficia o sistema imunológico.

A abóbora cristalizada pode ser usada como ingrediente em vários pratos da culinária, como docinhos, tortas, mousses ou apenas com cremes. Também, pode ser consumida na forma de lanche da tarde.

Gostou? Então, confira, também,Frutas secas – As 6 melhores e seus benefícios!

O post Frutas cristalizadas – As 4 melhores e os seus benefícios! apareceu primeiro em Quero Viver Bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *